Entenda qual é o papel de uma urbanizadora no cenário de urbanização de uma cidade
Entenda qual é o papel de uma urbanizadora no cenário de urbanização de uma cidade
Atualmente a ocupação urbana intensa e não planejada tem acarretado sérios problemas à urbanização de uma cidade. Seu rápido crescimento e o amplo deslocamento das pessoas da área rural para a zona urbana são um dos fatores mais relevantes e que causadores desses efeitos.
Pensando nisso, trouxemos para você uma breve análise de como uma urbanizadora pode contribuir para o crescimento urbano de uma cidade e como isso tem acontecido ao longo dos anos no Brasil e no Rio Grande do Sul, especialmente Nova Santa Rita e Caxias do Sul.
A urbanização de cidades
Aplicar as práticas de uma urbanizadora, como a nossa, no desenvolvimento das cidades e em empreendimentos mobiliários é uma tendência pertencente ao cenário atual, mais conhecido como novo urbanismo.
Isso se deve ao fato de que o desenvolvimento de comunidades planejadas é considerado uma alternativa altamente eficiente para solucionar os problemas ocasionados pelo crescimento desordenado das cidades.
Esse crescimento desordenado das cidades e a ocupação de novas áreas urbanas impactam diretamente no desenvolvimento social e econômico da região. Este foi um dos principais motivos que induziram a introdução de urbanizadoras, como a Aviva, de forma inteligente no planejamento de bairros e cidades.
Essa introdução trouxe grandes benefícios a cidade, pois a urbanizadora passou a ser uma “empresa” que auxilia na criação de novos bairros, investindo diretamente na expansão das cidades, loteamentos e urbanização de áreas.
Vale lembrar que outra vantagem de ter uma urbanizadora como auxílio na urbanização da cidade é o fundamento dos seus estudos para o desenvolvimento dos espaços, feitos por grandes profissionais. Assim, é averiguado se as regiões em questão têm capacidade de absorver mais moradores e se o desenvolvimento local trará empresas e negócios capazes de gerar empregos locais aos novos moradores daquela região.
Apesar do contínuo processo de urbanização ainda existem cidades que ficam para trás nesse quesito. Mas antes de tudo isso acontecer, você sabe como era e como surgiu o processo de urbanização no nosso país?
Como aconteceu a urbanização no Brasil
O processo de urbanização brasileira nem sempre envolveu urbanizadoras, ele teve seu grande salto na década de 60 e foi altamente influenciado pela implantação das técnicas e processos desenvolvidos na Revolução Verde.
Para você ficar por dentro do tema, o Pensamento Verde detalha o que foi esse movimento:
a Revolução foi criada durante uma conferência em Washington, por Willian Gown, e sua expressão – Revolução Verde – refere-se a um programa de inovações tecnológicas no setor da agricultura. O objetivo é aumentar a produtividade por meio de modificação em sementes, fertilização do solo, utilização de agrotóxicos e mecanização no campo.
Nesta mesma época, os valores da vida urbana eram amplamente disseminados pelos meios de comunicação, principalmente rádio e TV, como forma de tentar seduzir a população rural a migrar para a cidade.
Com isso, os migrantes mudaram para os centros urbanos em busca de oportunidades de trabalho e melhoria de vida, processo esse chamado Êxodo Rural, o que ocasionou uma alteração na característica da sociedade brasileira, passando de um predomínio de pessoas residindo no campo para um espaço urbano.
Foi aqui que as pessoas consideradas “excluídas”, que viviam nos campos, começaram a adentrar nos espaços urbanos. Suas expectativas eram altas, mas não condiziam com a realidade, o que acarretou no circuito inferior da economia.
Papel de uma urbanizadora nas cidades
Cidades e bairros são locais que possuem processos contínuos. Esses locais estão sempre em busca de expansão e passando por transformações frequentes, sejam elas de grande ou pequeno porte.
O crescimento da população e, em consequência, a expansão urbana, são grandes fatores para esses processos de urbanização em cidades. Sabe-se também que esses processos são naturais e que não é possível ter completo controle. Entretanto, o planejamento é imprescindível para a garantia da qualidade de vida da população.
É aqui que entramos!
Uma boa urbanizadora entende esse aspecto e tem consciência do seu papel e suas responsabilidades diante do urbanismo da cidade. Essa nova realidade tem transformado cada vez mais a paisagem urbana das cidades do Rio Grande do Sul.
Vale lembrar que a apropriação não planejada e desenfreada dos bairros e cidades, além de causar danos ao meio ambiente, pode proporcionar um “urbanismo sujo”. Ou seja, espaços habitados de forma desorganizada que prejudicam o layout da cidade.
Nosso investimento como urbanizadora
Os investimentos de uma urbanizadora na sua região de atuação estimulam a transformação do seu entorno, ajudando no desenvolvimento urbano e sustentável da cidade, praticando as seguintes ações:
- Auxiliar na criação de novos bairros e na expansão das cidades;
- Realizar estudos ambientais acerca dos empreendimentos;
- Participar de etapas de licenciamento, realizando estudos com biólogos, geólogos, topógrafos e engenheiros;
- Fazer o acompanhamento dos projetos e iniciar/auxiliar o processo de execução das obras.
Por esse motivo, como urbanizadora, temos a missão criar loteamentos altamente planejados, instalando infraestruturas de primeiro mundo que juntas são capazes de proporcionar aos futuros moradores a experiência de viver com qualidade, conforto e contato com a natureza.
Agora que você já sabe o papel que nossa urbanizadora exerce em nossa cidade e os diferenciais que podemos proporcionar, conheça também nossa história e nossos empreendimentos.